Imagem: Claudio Malagrino 
Os números 
da Internet  
Imagem: Claudio Malagrino
    Quantos são os usuários da Internet em todo o mundo? Qual a freqüência de utilização dos diferentes serviços da rede? Como a Internet irá crescer nos próximos anos? Uma série de sites são especializados na divulgação de dados e tabelas, que podem ajudar a trazer uma idéia da dimensão da rede mundial de computadores. 

    A National Science Foundation, órgão do governo americano que estabeleceu as bases de interligação das diversas redes que compõem a Internet, publica dados constantemente atualizados sobre a utilização dos diversos serviços da rede (WWW, FTP e Gopher). Os gráficos abaixo mostram o fluxo de bytes medidos através da rede, nos diferentes serviços: 

  
Imagem: GUV - NSFNET  

    O gráfico acima mostra um dado interessante: a utilização do FTP prevaleceu até meados de 1994, quando a introdução das interfaces gráficas no WWW, como o Mosaic e o Netscape, fez com que este serviço se popularizasse cada vez mais, ultrapassando o FTP no percentual de bytes transferidos, em meados de 1995. A participação do Gopher mostra uma estabilização, com tendência de queda a partir do mesmo período.  

    Já o gráfico mostrado abaixo  é uma extrapolação do uso dos diferentes serviços da Internet a partir de dados do final de 1994. Todos os serviços mostram crescimento em sua utilização, mas o destaque ainda fica por conta do WWW, que movimentará o dobro de bytes em relação ao FTP, no final deste ano. Em termos absolutos, a quantidade de bytes movimentados por todos os serviços chega  à casa das dezenas de Terabytes (trilhões de bytes). 

  
Imagem: GUV - NSFNET  

    Mas quem utiliza a Internet? Qual o perfil do usuário da rede? O crescimento exponencial da rede mundial atiça a curiosidade e o interesse de acadêmicos e de homens de negócios. Diversas pesquisas, através de formulários eletrônicos no WWW, procuram responder a estas questões. A home-page da Survey.Net organizou um questionário simplificado, contendo perguntas básicas de múltipla escolha. Os resultados são os seguintes:  
  • 5098 questionários analisados
 
Fonte: Survey.Net 
  • 23% dos questionários indicaram faixas de idade entre 26 e 30 anos. 
  • 16% possuíam entre 22 e 25 anos, e 15%, entre 41 e 50 anos. 
     
    Fonte: Survey.Net 
  • 3/4 dos pesquisados eram do
  • sexo masculino, e apenas 1/4
    do sexo feminino. 
     
    Fonte: Survey.Net 
  • 32% possuíam curso superior, 
  • e 23%, pós-graduação. 
     
    Fonte: Survey.Net 
  • Mais de 2/3 trabalham. 
  •  
    Fonte: Survey.Net 
  • Uma boa parte utiliza a rede
  • para pesquisa, embora ela seja
    importante para o entretenimento
    e a comunicação pessoal. 
     
    Fonte: Survey.Net 
  • Na pesquisa da Survey.Net,
  • o WWW e o E-Mail correspondem
    a 84% da utilização da rede. 
     
    Fonte: Survey.Net 
  • A grande maioria dos
  • questionários foram respondidos
    por norte-americanos.

        A pesquisa acima, embora forneça dados para uma série de conclusões sobre o usuário médio da Internet, foi feita apenas através do WWW, o que pode gerar dados distorcidos.  
    O instituto de pesquisa Nielsen organizou recentemente uma pesquisa mais rigorosa e metodológica sobre a utilização da Internet. O Nielsen entrevistou 1000 usuários e não usuários da rede, nos EUA e Canadá, com mais de 16 anos. Estes são os resultados:

     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 17% da população (37 milhões)
  • têm acesso  à Internet. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 65% dos que possuem acesso
  • (24 milhões) utilizaram o serviço
    nos  últimos 3 meses. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 75% dos usuários freqüentes
  • (18 milhões) acessam o WWW. 

    5h28min 
    Fonte: Nielsen Interactive 

  • É o tempo médio de acesso
  • por semana. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 2/3 dos usuários
  • são do sexo masculino. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 72% utilizaram com maior freqüência
  • o WWW nas  últimas 24 horas. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • 14% dos usuários do WWW já adquiriram
  • algum produto ou serviço. 
     
    Fonte: Nielsen Interactive 
  • A utilização profissional mais freqüente do WWW  é a aquisição de informação. As demais (comunicação, compra e venda, propaganda e
  • apoio ao cliente) são equivalentes. 

        Embora as pesquisas acima possuam diferenças de abrangência e rigor, elas nos permitem traçar um perfil do usuário da Internet. Este usuário  
    • Possui de 26 a 30 anos (adulto-jovem). 
    • Pertence ao sexo masculino. 
    • Tem formação superior e trabalha. 
    • Utiliza em primeiro lugar o WWW, e em segundo o E-Mail. 
    • Utiliza a Internet para aquisição de informação. 
        Após uma longa juventude acadêmica, a Internet entra em sua maturidade, formando um mercado com características únicas: usuários com qualificação cultural e financeira, e chegando à casa das dezenas de milhões em todo o mundo.


     


    Edição e design: Claudio Malagrino

    Os gráficos e textos deste site são propriedade do editor.
    As imagens e fotos deste site são propriedade de seus respectivos autores, conforme legendas.
    Produzido em Junho de 1996.