Vocabulário 

A B C D E F G H I L M N O P S T U V W

ANSI: Abreviatura de American National Standards Institute. Padrão de exibição de caracteres coloridos, utilizado pelo DOS e por emuladores de terminal. Ver também vt100. 

Archie: Mecanismo de busca que permite a localização de arquivos em computadores conectados  à Internet. Uma vez localizado, o arquivo pode ser transferido através do FTP. 

ARPA: Advanced Research Projects Agency, agência de pesquisas militares norte-americana que criou a ARPAnet. Ver também Um pouco da história da Internet. 

ARPAnet: Rede de comunicação de dados criada em 1969 para interligar as instituições de pesquisa militar nos EUA. Ver também Um pouco da história da Internet. 

BBS: Bulletin Board Systems, ou sistemas de informação eletrônicos. São computadores, não necessariamente conectados  à Internet, que armazenam dados que podem ser acessados via telefone. 

Browser: Programa que permite a navegação pelos serviços da Internet, utilizando o hipertexto. Os mais conhecidos são o Mosaic, Netscape e o Lynx. 

Byte: Menor unidade de informação que trafega em um sistema de dados. Seus múltiplos são 
      Kilobyte (KB): 1.024 bytes (210 bytes) 

      Megabyte (MB): 1.048.576 bytes (220 bytes) 

      Gigabyte (GB): 1.073.741.824 bytes (230 bytes) 

      Terabyte (TB): 1.099.511.627.776 bytes (240 bytes) 
Cliente: Programa localizado no computador que acessa a rede, e que traduz os protocolos da rede para o ambiente do computador. Conecta-se à rede através de um servidor. 

Comutação de pacotes: O mesmo que packet switching. Método de transferência de dados que divide a informação em pacotes, cada um com seu endereço de destino. Os pacotes trafegam pela rede por caminhos diferentes, indicados por computadores denominados roteadores.  

DNS: Domain Name Server, ou nome do domínio do servidor. Identificação de um site que exibe uma série de informações padronizadas. Ver também IP (endereço) e Conectando-se via TELNET. 

E-Mail: Correio eletrônico. Sistema de troca de mensagens através da rede, utilizando endereços padronizados. 

Finger: Sistema de informação que fornece dados sobre o proprietário de um endereço de E-Mail. 

FTP: File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de arquivos. Programa que transfere arquivos entre computadores conectados à rede, atuando como um gerenciador de arquivos remoto. 

Gopher: Sistema amplo de acesso à informação baseado em menus e diretórios. Ver também Explorando as possibilidades do GOPHER. 

Grupos de discussão: Também conhecido como Newsgroups. Espaços de discussão de temas específicos, utilizando a rede Usenet 

Hipertexto: Sistema de acesso à informação que leva o usuário a textos relacionados com os termos selecionados e previamente marcados. 

Home-page: Arquivos armazenados em servidores WWW, baseados no conceito de hipertexto e que possibilitam o acesso a arquivos de imagens, vídeo e  áudio. 

HTML: Hypertext Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto. Linguagem de programação simplificada para produção de documentos hipertexto, a serem utilizados no WWW. 

Http: Hypertext transfer protocol, ou protocolo de transferência de hipertexto. Utilizado pelos browsers, permite o acesso a arquivos contendo hipertexto, sons e imagens do WWW. 

Interface: Painel de comunicação usuário-computador. Em programas cliente, pode apresentar elementos gráficos, acessíveis através de mouse. 

IP (endereço): Endereço de um computador conectado à rede, que utiliza quatro grupos de números, de 0 a 255. Ver também DNS e Conectando-se via TELNET. 

IRC: Internet Relay Chat. Permite a troca de mensagens em tempo real, utilizando servidores espalhados pelo mundo. Também possibilita a troca de arquivos. 

Login: Acesso a computador remoto. Solicita do usuário seu username, antes de liberar o computador. 

Logoff: Desconexão de computador remoto. Também conhecido como Logout. 

Mainframe: Computador de grande porte, que pode ser acessado através de um terminal remoto. 

Newsgroups: Ver Grupos de discussão. 

Off-line: O mesmo que "desconectado da rede". 

On-line: O mesmo que "conectado à rede". 

Packet switching: Ver Comutação de pacotes. 

Pacote: Conjunto de algumas centenas de bytes nos quais são divididos um arquivo a ser transferido pela rede. Contêm também os endereços de origem e destino e sua posição. Ver também Comutação de pacotes. 

Password: Também conhecido como senha, é solicitada ao acessar um computador remoto reservado (não público). 

Protocolo: Linguagem comum utilizada pelos computadores conectados à rede. Ver também TCP/IP 

Server: O mesmo que servidor. 

Servidor: Computador conectado permanentemente à rede, que possui endereços IP e DNS. 

Site: Endereço no WWW. 

SLIP/PPP: Serial Line Internet Protocol/Point-to-point Protocol. Protocolo que permite, através de acesso por telefone, transformar um computador comum em um computador da rede, com endereço IP provisório. 

TCP/IP: Transfer Control Protocol/Internet Protocol. Protocolo criado pela ARPA no início dos anos 80, para padronizar a comunicação de dados entre as redes conectadas  à Internet. Ver também Um pouco da história da Internet. 

Telnet: Sistema de acesso remoto a computadores, através da simulação de um terminal. Ver também Conectando-se via TELNET. 

Terminal: Conjunto composto por monitor e teclado, utilizado para acesso a computador mainframe 

Transferência de arquivos: Recurso disponível na Internet, que possibilita realizar uma cópia de um arquivo em um computador para outro. Ver também FTP. 

URL: Uniform Resource Locator. Sistema de localização de arquivos na rede, que podem ser acessados através de browsers 

Usenet: Users Network. Rede criada nos anos 70, que pode ser acessada através da Internet. Possui milhares de grupos de discussão, sobre os mais diversos temas.  

Username: Nome do usuário. Solicitado quando se acessa um computador remoto, com a indicação login. 

vt100: Modo de emulação de terminal monocromático, de baixa resolução. Ver também ANSI. 

WAIS: Wide Area Information Service. Fornece informações sobre o conteúdo de determinado arquivo. Pode ser acessado via Telnet no endereço quake.think.com (Login: wais).  

World Wide Web: Sistema de acesso à informação multimídia, baseado em hipertextos e arquivos de som e imagem. Ver também HTML 


 



Edição e design: Claudio Malagrino

Os gráficos e textos deste site são propriedade do editor.
As imagens e fotos deste site são propriedade de seus respectivos autores, conforme legendas.
Produzido em Junho de 1996.