Imagem: HGopher (©Martyn Hampson) 
Explorando o Gopher 

Quanto tempo você levou para chegar até aqui, navegando em seu Browser? Bem, que tal um sistema de acesso a informação quase tão abrangente quanto o World Wide Web e ainda por cima mais rápido? Interessante? Então venha conhecer melhor o Gopher.  

O Gopher foi criado em abril de 1991 no Centro de Computação da Universidade de Minnesotta, EUA, e logo se tornou um sistema de acesso à informação em escala global. Seu funcionamento é muito semelhante ao do WWW: através de um programa específico, ou mesmo utilizando seu próprio browser, você pode navegar por informações organizadas em diretórios. Contudo, o Gopher não possui uma interface visual, como o WWW. As informações, sejam na forma de textos, imagens, ou mesmo sons e animações, estão disponíveis em seus respectivos diretórios, e não ao mesmo tempo, como na tela de uma homepage.  

Na verdade, ao navegar pelo Gopher, você estará consultando uma estrutura muito parecida com um aplicativo do tipo Gerenciador de Arquivos. Ao acessar um servidor Gopher, você terá uma tela do tipo:  


Gopher Menu  

About this Gopher Server  
All the Gopher Servers in the World  
Search All the Gopher Servers in the World  
Search titles in Gopherspace using veronica  
Africa  
Asia  
Middle East  
Europe  
North America  
Central and South America  
Oceania  


A tela acima possui três tipos de ícone:  

Arquivos: 
Selecionando-se os ítens marcados com este ícone, você receberá o arquivo correspondente.  

Diretórios: 
Estes ítens permitem a mudança de diretório.  

Busca: 
Ítens que permitem o acesso a mecanismos de busca através de palavras ou expressões.  

Por falar em mecanismos de busca, eles são muito importantes dentro de uma estrutura como o Gopher. Dentro do Gopher não existem homepages indicando onde podemos encontrar este ou aquele assunto. Apenas teremos arquivos, tais como os arquivos de texto, que darão algumas informações sobre o conteúdo do servidor que estamos acessando. Para auxiliar o usuário na busca de uma informação específica, foi criado um mecanismo de busca chamado veronica. Por incrível que pareça, veronica é uma abreviação, de Very Easy Rodent Oriented Net-wide Index to Computerized Archives, ou algo como "Índice muito simplificado para arquivos computadorizados de abrangência de rede orientado conforme um roedor" (aliás, o termo Gopher significa roedor, em inglês).  

Bem, e que tal fazer sua estréia no Gopher, se você ainda não o conhece? Clique abaixo, e conheça a relação dos servidores Gopher no Brasil.  

gopher://gopher.tc.umn.edu:70/11/Other%20Gopher%20and%20Information%20Servers/South%20America/Brazil  

Agora escolha o tema de sua preferência e faça uma pesquisa utilizando veronica. Clique  

gopher://futique.scs.unr.edu/11/veronica  

A melhor maneira de conhecer o Gopher é utilizando-o. Navegue bastante por seus diretórios, mude de servidor e tire suas dúvidas através das FAQ's, ou listas de perguntas mais comuns, encontradas em quase todos os servidores Gopher. Tenha um bom divertimento, com muita informação!    





Edição e design: Claudio Malagrino

Os gráficos e textos deste site são propriedade do editor.
As imagens e fotos deste site são propriedade de seus respectivos autores, conforme legendas.
Produzido em Junho de 1996.