Curiosidades: Monitoração
(janeiro/1994)
      A monitoração dos serviços ao exterior das grandes ensissoras internacionais é uma tarefa extremamente difícil e custosa, principalmente se estas emissoras possuem dezenas de seções em diferentes línguas.

      Em 1975, nas primeiras eleições de Portugal apôs 45 anos de salazarismo, dois apresentadores do serviço em língua portuguesa da BBC para a Europa realizaram uma "campanha disfarçada" em favor de determinado candidato, procurando desacreditar seus oponentes com comentários jocosos e inflexões de voz de tom sarcástico. A BBC recebeu uma série de críticas de ouvintes portugueses, e a direção da emissora admitiu publicamente o ocorrido, demitindo os apresentadores.

      Em poucos estudos reais sistemáticos das emissões de alguns serviços externos notou-se a presença constante de erros de tradução, intencionais ou não. Tais estudos tornam-se ainda mais complicados levando-se em conta que uma transmissão ao exterior acaba sendo novamente traduzida para o inglês, gerando ainda mais erros e falta de precisão. Porém, a impossibilidade de um acompanhamento sistemático das transmissões acaba por afetar a credibilidade de uma grande emissora, algo difícil de ser recuperado posteriormente.


(Publicado originalmente em janeiro/1994 no Boletim DX Magazine)
[+] Artigos
ÁUDIO E VÍDEO   |   ARTIGOS   |   BLOG   |   SOBRE   |   CONTATO

© 2019 Claudio Malagrino
Direitos Reservados
www.malagrino.com.br