Home > Espaço > Missão revitaliza telescópio Hubble
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home
Espaço
Astronautas realizam tarefas durante a missão de manutenção 3A do Hubble.

Missão revitaliza telescópio Hubble


Agência Espacial Européia e NASA realizam operação conjunta para instalação de equipamentos mais poderosos.
(European Space Agency - NASA)


      Desde seu lançamento em 1990 o telescópio espacial Hubble tem revelado imagens surpreendentes das profundezas do espaço. Suas descobertas, de grande impacto científico, são possíveis graças a uma cuidadosa estratégia de manutenção realizada a cada dois ou três anos.

      A NASA, em cooperação com a Agência Espacial Européia (ESA), realiza agora uma nova missão de manutenção ao Hubble (missão 3B), com o auxílio da Shuttle Columbia. Estão previstas substituições de componentes deteriorados e de sistemas defeituosos (como os seis giroscópios) e troca de equipamentos atuais por outros, tecnologicamente mais avançados.

      "A nova missão de manutenção irá trazer o Hubble de volta à linha de frente da tecnologia científica", declarou Piero Benvenuti, pesquisador da ESA. "Uma instrumentação super-avançada irá revitalizar o telescópio. Por exemplo, a nova câmera digital ACS poderá abranger uma área duas vezes maior e com cinco vezes mais sensibilidade que os antigos instrumentos do telescópio."

      A câmera ACS (de Advanced Camera for Surveys) irá substituir a FOC (Faint Object Camera) construída pela ESA. Operando com perfeição e regularidade desde sua instalação, a FOC foi um elemento chave das atividades do Hubble, porém a tecnologia de imagens digitais avançou tanto nas últimas décadas que o sistema tornou-se obsoleto.

      O Hubble deverá operar durante os próximos dez anos, quando será finalmente substituído pelo New Generation Space Telescope (NGST), um projeto conjunto da NASA, ESA e Agência Espacial Canadense (CSA). A missão básica do NGST será observar as emissões de infravermelho das primeiras estrelas e galáxias do universo.


21 de dezembro de 1999 - Imagem digital tirada através de uma das janelas de estibordo da Shuttle Discovery, durante a missão de manutenção 3A do telescópio espacial Hubble.


Columbia: nenhuma possibilidade descartada

Nave Columbia explode com 7 tripulantes

Descoberto novo objeto no Sistema Solar

Rodas no céu - Hubble revela duas galáxias em formato de anel

Voyager, 25 anos de descobertas

Missão revitaliza telescópio Hubble

Nasce um novo pulsar?

Fonte de raios-X em Júpiter desafia pesquisadores

Astrônomos alertam sobre o perigo de colisão com asteróides
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2019 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br