Home > Espaço > Estação Espacial > A Estrutura > Airlock (Quest)
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home


      A montagem da Estação Espacial requer um enorme esforço por parte das agências espaciais e tripulações envolvidas em todo o processo. Estão programadas cerca de 540 horas de Atividades Extra-Veiculares (ou Extra-Vehicular Activities - EVAs) a serem realizadas por astronautas e cosmonautas. Para possibilitar uma interface segura entre o ambiente interno e o espaço sideral, foi prevista a instalação de uma comporta especial, a Joint Airlock.

      A Joint Airlock (denominada Quest) é constituída de dois cilindros concêntricos, além de tanques de nitrogênio e oxigênio comprimidos. Está equipada para permitir EVAs tanto com a vestimenta espacial americana (ou EMU - Extravehicular Mobility Unity) quanto a russa (Orlan) .
EMU - Extravehicular Mobility Unity

A vestimenta desenvolvida pela NASA possui em sua parte posterior um sistema primário de suporte de vida (PLSS). A roupa é mantida à pressão de 4,3 psid *, e suas EVAs estão programadas para uma duração de até 7 horas (6 horas de atividades no espaço, 15 minutos para saída e reentrada na comporta e 30 minutos de reserva). Além disso, as EMUs são equipadas com oxigênio de reserva para mais 30 minutos. No pulso de cada astronauta há uma listagem com procedimentos de rotina e de emergência para sua referência.

Cada EMU dispõe de um dispositivo que o permite regressar em segurança caso se despreenda totalmente de suas amarras na Estação. Sua duração é de 25 EVAs.

* PSID: Libras por polegada quadrada diferencial (Pounds per square inch differential)
4,3 psid = 0,29 atmosferas
Orlan-M

A roupa espacial russa foi estritamente projetada para tripulantes com altura entre 1m70 e 1m88, possuindo ajustes em velcro. Sua pressão interna é de 5,7 psid *, e permite EVAs de até 5 horas.

A Orlan também possui oxigênio de reserva para 30 minutos e um sistema de segurança para retorno à Estação em caso de despreendimento total do tripulante de suas amarras. Sua duração é de 10 EVAs.

* 5,7 psid = 0,39 atmosferas
      O processo de descompressão sofrido pelos tripulantes é bastante complexo, de modo a evitar o mal-estar típico causado pela presença de nitrogênio no sangue. A rotina de descompressão dos cosmonautas russos consiste em respirar oxigênio 100% puro durante 30 minutos dentro da roupa espacial. Este procedimento é bem mais extenso no caso das EMUs americanas:

Os tripulantes que realizarão a EVA (em número de dois) respiram oxigênio 100% puro durante 1 hora antes de seu horário de sono.
Início do "campout": a pressão do Airlock é reduzida a 10,2 psi (0,69 atmosferas) e os tripulantes iniciam seu período de sono (8 horas).
Após o horário de sono, a pressão no Airlock retorna aos valores normais (14,7 psi - 1 atmosfera), e os tripulantes têm uma hora para atividades de higiene.
Os tripulantes vestem suas vestimentas e a pressão no Airlock cai novamente a 10,2 psi (0,69 atmosferas). Os tripulantes iniciam o processo de pré-respiração e preparam-se para finalmente iniciar sua EVA.
  NASA - Johnson Space Center
O astronauta Carl E. Walz, engenheiro de vôo da Expedição 4, faz checagens de rotina em sua vestimenta espacial.
Ficha Técnica
Montagem:
15 de julho de 2001

Fabricação: Marshall Space Flight Center - NASA (EUA)

Massa:

6.124 kg Dimensões:
5,5 m (comprimento)
4 m (diâmetro)
Marshall Space Flight Center
10/dezembro/1997


O Airlock Quest é erguido por um guindaste no Space Station Manufacturing Building, em Huntsville, Alabama (EUA). Podem ser vistas as duas seções do Airlock: o Equipment Lock (E/L), cilindro traseiro que abriga os equipamentos de pressurização, trajes espaciais e a tripulação em seu "campout"; e o Crew Lock (C/L), compartimento que é despressurizado para permitir a saída dos tripulantes.

15/julho/2001
O Airlock Quest é manipulado pelo braço mecânico Canadarm 2, para ser instalado em sua posição definitiva a estibordo (lado leste) do Node 1.

Animação mostrando a manipulação do Airlock Quest pelo braço mecânico Canadarm 2.
> Vídeo (56 kb/s)

Video plug-ins:
Windows Media
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2017 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br