Home > Espaço > Estação Espacial > A Estrutura > Zarya / Functional Cargo Block (FGB)
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home

      O Bloco Funcional de Carga (também conhecido pelas iniciais FGB, de seu nome em russo), foi o primeiro módulo da Estação Espacial a ser lançado de Baikonur, no Cazaquistão.

     Em órbita desde 1998, o FGB (ou Zarya, "Nascente"), fornece energia aos elementos iniciais da Estação. Futuramente será utilizado como reservatório de combustível e depósito de equipamentos, sendo uma alternativa ao Módulo de Serviço (Service Module), que substituirá gradualmente várias de suas funções.

     Apesar de construído na Rússia pela KhSC, Zarya / FGB é um componente norte-americano da Estação.

Ficha Técnica
Lançamento:
Vôo 1A/R - 20/11/1998

Fabricação:
KhSC -
(Khrunichev Space Center) para a NASA (EUA)

Massa:
19.323 kg

Dimensões:
12,5 m (comprimento)
4,1 m (altura)
24,8 m (largura -
c/ módulos solares estendidos)
Khrunichev Space Center, Moscou (setembro/1997)
Técnicos russos trabalham na região de acoplagem do módulo Zarya/FGB, visto ao lado direito da foto, atravessado por dutos de ventilação. Esta região será acoplada ao terceiro elemento da Estação, o Módulo de Serviço. O transporte do módulo Zarya/FGB foi feito por via férrea até a base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, em janeiro de 1998.

Khrunichev Space Center, Moscou (setembro/1997)
Técnicos russos trabalham na região frontal do módulo Zarya/FGB, a ser acoplado ao elemento Node 1, produzido pela NASA.

Khrunichev Space Center, Moscou (28/05/1998)
Astronautas e cosmonautas reunem-se com a equipe de desenvolvimento no KhSC. Da esquerda para a direita (com seus uniformes azuis), estão os astronautas Frederick W. Sturckow, Jerry L. Ross, Robert D. Cabana, Nancy L. Currie, James H. Newman (membros do vôo que irá acoplar a Zarya ao Node 1), o cosmonauta Yuri P. Gidzenko e o astronauta William M. Shepherd (membros da 1.a tripulação da Estação).

Baikhonur, Cazaquistão (20/11/1998)
Um foguete russo Proton leva em seu topo o módulo Zarya/FGB, marcando o início das expedições de montagem da Estação Espacial.
> Vídeo (56 kb/s)
Animação mostrando o módulo Zarya/FGB em órbita, estendendo seus painéis solares.
> Vídeo (56 kb/s)

Video plug-ins:
Windows Media
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2017 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br