Home > Espaço > Estação Espacial > A Estrutura > Soyuz
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home

      O lançamento da Soyuz, em 31 de outubro de 2000, marcou o início da ocupação permanente da Estação Espacial. A nave russa partiu em 31 de outubro de 2000 levando à bordo a Tripulação 1, composta pelos cosmonautas russos Yuri Gidzendko (comandante), Sergei Krikalev e pelo astronauta americano William Shepherd.
     A nave Soyuz original data de 1963. Inicialmente, o programa Soyuz A-B-C realizou órbitas em torno da Lua, utilizando um sistema de três naves acopladas. A meta era desenvolver a tecnologia necessária para o primeiro pouso de um cosmonauta soviético na Lua, em 1967/68. Porém, acidentes com o foguete lançador Soyuz e cortes de orçamento prejudicaram a evolução da missão, fazendo com que a União Soviética perdesse sua vantagem na corrida espacial.

     Na década de 70 a nave Soyuz foi utilizada em missões de acoplagem com a Estação soviética Salyut. Uma missão conjunta EUA-URSS, em 1973, permitiu a acoplagem da Soyuz com a americana Apollo. Em 1975 uma versão não-tripulada da Soyuz, a Progress, foi desenvolvida para operações de transporte de suprimentos para as estações Salyut e Mir.
Nave Soyuz original
     Já na década de 80 uma nave Soyuz de 4.a geração foi construída, a Soyuz-TM, realizando transporte de tripulações para a Mir e, recentemente, para a Estação Espacial. A Soyuz-TM pode permanecer em órbita acoplada a uma estação espacial por 180 dias.

     Uma nave Soyuz estará sempre acoplada à Estação Espacial Internacional, para um eventual retorno de emergência da tripulação.

Ficha Técnica
Lançamento:
Vôo 2R
31/10/2000

Fabricação:
RSA (Rússia)

Massa:
7070 kg

Dimensões:
7,0 m (comprimento)
2,7 m (diâmetro máximo)
10,7 m (largura)
1973-1976
Ilustração da nave Soyuz ASTP, desenvolvida para o programa Apollo-Soyuz Test Project.
A Soyuz19 acoplou-se ao módulo Apollo em 17 de julho de 1975.

Baikonur - Cazaquistão
29/outubro/2000

O foguete lançador Soyuz é transportado lentamente à plataforma de lançamento.
Após dois dias, o veículo estará em posição para o lançamento da Tripulação 1.

Baikonur - Cazaquistão
31/outubro/2000

O veículo de lançamento Soyuz finalmente é erguido à posição vertical, pronto para o lançamento.

Baikonur - Cazaquistão
31/outubro/2000

O foguete lançador Soyuz decola às 10:53, horário do Cazaquistão. A bordo os membros da Tripulação1: Yuri Gidzendko, William Shepherd (comandantes) e Sergei Krikalev (engenheiro de vôo).
Dezembro/2000
Foto tirada a bordo da Space Shuttle Endeavour mostra a Estação Espacial com a nave Soyuz acoplada (vista ao lado direito da Estação).

Animação mostrando a Soyuz acoplando-se à Estação Espacial.
> Vídeo (56 kb/s)

Video plug-ins:
Windows Media
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2017 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br