Home > Espaço > Estação Espacial > A Estrutura > Z1 Truss
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home

      O Truss (treliça) é uma estrutura metálica entrelaçada, que possibilita a sustentação e simplifica a montagem dos módulos da Estação. Permite também movimentação de elementos, que correm em "trilhos" dispostos em suas bordas.

     O Truss Z1 (Zenith-1) é suporte para diversas antenas de telecomunicação e giroscópios de posicionamento. Também servirá de base temporária para a montagem da estrutura de células fotovoltaicas geradoras de energia (Photovoltaic Arrays) e radiadores para resfriamento da Estação.

     Sob a luz direta do sol, a estrutura metálica da Estação pode criar uma diferença de potencial de até 140 V em relação ao espaço. Tal voltagem pode produzir faíscas e descargas perigosas à integridade dos equipamentos e da tripulação. Para minimizar o problema, Zenith-1 possui o Plasma Contactor Unit, uma unidade de geração de plasma baseada em gás xenônio; o sistema emite uma corrente de elétrons para o espaço, realizando assim o "aterramento" da Estação.


Ficha Técnica
Lançamento:
Vôo 3A - 11/outubro/2000

Fabricação: NASA (EUA)

Dimensões:
4,6 m (comprimento)
2,7 m (altura)
4,2 m (altura - antena)
16/outubro/2000
A Shuttle Discovery realiza manobras junto à Estação Espacial. Logo abaixo do reflexo de luz solar, a antena de comunicações do Zenith-1 Truss destaca-se contra o céu escuro.

16/outubro/2000
O Truss Z1 é finalmente integrado ao restante da Estação. Na parte superior da foto podem ser vistos um dos adaptadores de acoplamento pressurizado (PMA) e o módulo Zarya/FGB.

26/outubro/2000
A tripulação da Shuttle Discovery prepara o desacoplamento da Estação Espacial, após realizar a montagem dos novos módulos com sucesso.
Nesta imagem tirada através do COAS (Crew Optical Alignment System), podem ser vistos o Truss Zenith1 e o terceiro PMA, na parte inferior da Estação.

26/outubro/2000
Foto tirada a bordo da Shuttle Discovery mostra a Estação Espacial após o vôo 3A.
Os novos elementos, Z1 Zenith Truss e PMA 3 podem ser vistos na parte superior e inferior do eixo da Estação.

Animação mostrando o Z1 Zenith Truss em diversos ângulos.
> Vídeo (56 kb/s)

Video plug-ins:
Windows Media
Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2017 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br