Home > Resenhas
Resenhas
Cartas
Busca no site
Entre em contato
Home
Resenhas

Qualidade de Vida - clique aqui


Portal Meio Ambiente UERJ
http://www2.uerj.br/~ambiente/index.html




      Completa um ano de existência um dos mais importantes bancos de dados relacionados à pesquisa em Meio Ambiente da Internet brasileira: o portal Meio Ambiente UERJ.

      O portal traz vastas informações sobre a produção científica em meio-ambiente realizada pela Universidade, tais como cursos em diversos níveis (da Graduação ao Doutorado, além de extensões e especializações), índices gerais de publicações, referências e livros relacionados ao tema. Estão disponívis online informações sobre teses publicadas nas áreas de biologia, ecologia, oceanografia, saneamento e gestão ambiental, entre outras. No Fórum Ambiental especialistas, estudantes e interessados debatem onze temas diferentes, da fauna e flora ao ambiente urbano. Está sendo desenvolvido um Banco de Imagens, onde interessados poderão utilizar as fotos publicadas gratuitamente. E há ainda uma visita virtual ao Campus da Ilha Grande, onde está instalado o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentado da UERJ.

      Com o portal Meio Ambiente, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro reforça sua interação com a sociedade, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.





Comunidade e Universidade: parceiros


O Contrato Social da Ciência: Unindo Saberes na Educação Ambiental
Organizador: Prof. Alexandre Pedrini -
Depto. de Biologia Animal e Vegetal da UERJ





      Integrar comunidade à pesquisa e à atividade relacionada ao Meio-Ambiente: esta é a proposta de um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apresentada no livro "O Contrato Social da Ciência: Unindo Saberes na Educação Ambiental" (Ed. Vozes).

      A publicação descreve atividades de educação ambiental na Baía de Guanabara e na Ilha Grande, a prática de redes virtuais ligadas à área ambiental e trabalhos de preservação de espécies que envolvem as comunidades. A partir do estudo, ficou claro para os pesquisadores a necessidade da parceria entre as comunidades e a pesquisa científica.





O prazer de uma enciclopédia


Biotemas
http://www.biotemas.com.br




      Você sabia que os morcegos contam com um sistema de "radar" baseado na emissão de pulsos sonoros que variam em intensidade e freqüência de acordo com sua distância à presa? E que o peixe poraquê possui células musculares sobrepostas como se fosse uma pilha elétrica, gerando uma descarga de até 550 volts? Lançado em 2001 e organizado por Antonio Carlos Bandouk (doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP) e seus colaboradores, o site Biotemas tem como proposta a divulgação da Biologia, além de servir de ferramenta para o ensino da ciência da vida a professores e alunos do 2.º grau.

      O site reflete a subdivisão das grandes áreas da Biologia, tais como Zoologia, Genética, Citologia, Botânica, entre outras, dando aquele "gostinho" de estar folheando uma enciclopédia completa. Cada tópico apresenta seções detalhadas; em Zoologia, por exemplo, podemos encontrar características dos invertebrados, vertebrados, mamíferos, répteis, anfíbios, além de temas especiais como a ecolocação dos morcegos, bioluminescência e vários outros. Ao lado da informação geral, tópicos atuais (e polêmicos) são apresentados, como a clonagem, os alimentos transgênicos e o projeto genoma humano.

      Educadores, alunos e pré-vestibulandos podem também encontrar testes interativos, questões de vestibular (comentadas) e animações sobre vários aspectos da Biologia. E se no meio de tanta informação, alguém ainda se sentir perdido, pergunte ao professor: Antonio Carlos Bandouk promete tirar suas dúvidas sobre a ciência da vida em no máximo 5 dias.

      Apenas um ponto a comentar: sem um mecanismo de busca e uma estrutura de navegação em todas as suas páginas, o site acaba escondendo muito de sua informação, que só se revela após vários cliques aqui e ali. Mas a iniciativa de um website de divulgação e ensino de ciências em língua portuguesa é mais do que louvável. Vida longa ao Biotemas.


Claudio Malagrino


      Se você edita alguma publicação web relacionada à ciência, tecnologia e/ou meio-ambiente, envie suas sugestões de pauta para esta coluna.


Entre em Contato   |   Sobre VivaCiencia   |   Política de Privacidade

© 2017 Claudio Malagrino - Direitos reservados

www.malagrino.com.br